Transtornos mentais e emocionais contam com atendimento nas UBSs

imagem de um homem negro em consulta com uma profissional da saúde

Milhares de pessoas não têm acesso a cuidados para problemas mentais e emocionais, situação que foi agravada de forma global pela pandemia da Covid-19. Na cidade de São Paulo, o problema pode ser tratado em uma das 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UBSs são a porta de entrada para o acolhimento, diagnóstico e encaminhamento aos Caps, os Centros de Atenção Psicossocial da rede municipal. Além disso, a rede municipal de saúde oferece as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Com o auxílio do Busca Saúde, solução Prodam – desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde – para a localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS do Município de São Paulo, a população pode buscar uma UBS mais próxima de sua residência.

Transtornos mentais

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando estamos em situações de perigo, ameaça ou de adaptação a novas situações. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta provocando alterações físicas e emocionais.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Na definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais.

No contexto atual, qualquer pessoa está suscetível a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Existem estratégias eficazes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão. Há tratamentos para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado por eles. O acesso aos cuidados de saúde e aos serviços de tratamento e apoio social é fundamental.

Com informações da Secretaria Municipal da Saúde