Selo de Acessibilidade Digital completa três anos

imagem traz uma mão segurando um ícone representando acessibilidade
imagem traz uma mão segurando um ícone representando acessibilidade

Prodam integra a comissão que concede o Selo

O Selo de Acessibilidade Digital completou três anos na segunda-feira (17), data em que é comemorado o Dia Internacional da Internet. Criado em 2018 pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o Selo revolucionou a forma como as pessoas com deficiência interagem com os meios digitais. Mais de 70 empresas já receberam essa certificação.

 O documento é responsável por certificar sítios e portais eletrônicos que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente. “Cada Selo concedido é uma enorme conquista! A LBI (Lei Brasileira de Inclusão) obriga que empresas ou governos sejam acessíveis, para que as informações cheguem a todos. A CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) realiza esse papel com muita excelência e apresenta uma iniciativa inédita no Brasil”, destaca a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

Para Laercio Sant’Anna, integrante da Comissão de Acessibilidade da Prodam e da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), “este selo significa que, mesmo que lentamente, a sociedade está se conscientizando da importância de se incluir a todos. Se analisarmos os sites e serviços públicos já acessíveis, veremos que ainda há muito o que se fazer. Mas, cada vez mais, notamos que aumenta o interesse em oferecer produtos e serviços que possam ser usufruídos por pessoas com alguma deficiência e idosos em condições de igualdade aos demais cidadãos”.

Além dos sites públicos municipais, o Selo de Acessibilidade Digital já certificou várias empresas e entidades que comprovaram acessibilidade em seus sites. Para ampliar a acessibilidade dos sites, Laércio diz que o caminho é tornar o assunto cada vez mais conhecido por todos.  “Como a Prefeitura de São Paulo e a Prodam são referências no país, a nossa melhor contribuição é dar o exemplo, ou seja, fazer um bom trabalho de acessibilidade em todos os sites e serviços que colocamos à disposição do munícipe, porque certamente nossa atitude será seguida pelos demais municípios”, aponta.

Sites mais acessíveis

O Selo de Acessibilidade Digital visa promover, em todo o país, o conhecimento e a consciência sobre a importância de observamos essas boas práticas na web, assim como reconhecer as organizações que já têm sites e portais acessíveis.  A avaliação pela CPA segue os critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), do Governo Federal, e as diretrizes de verificação previstas na Portaria SMPED-GAB nº 28/2019, que regula o Selo de Acessibilidade Digital. Confira aqui os critérios para obter o Selo.

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) estruturou a avaliação e concessão do Selo de maneira confiável e transparente. Dois estudos realizados pelo Movimento Web Para Todos apresentam que menos de 1% dos sites brasileiros estão acessíveis e 100% dos sites mais acessados do e-commerce brasileiros apresentam barreiras para a navegação deste público. Por esse motivo, esta preocupação precisa ser constante.

“Durante a validade do Selo, a SMPED monitora a acessibilidade dos sites por meio de um robô, que faz a varredura dos que são certificados para checar se cada página se mantém transitável durante o período. Caso seja verificada alguma irregularidade, os responsáveis são notificados, podendo perder a certificação”, destaca Edilson Flausino, coordenador de Acessibilidade Digital da SMPED.

A acessibilidade digital traz grandes benefícios a todas as pessoas, sejam elas com deficiência, idosos ou iniciantes em tecnologia. As vantagens, como códigos organizados e compatibilidade com todos os dispositivos e plataformas, oferecem independência na navegação, principalmente, para quem precisa de ajuda para executar tarefas simples e essenciais, além de atender um direito do cidadão.

Benefícios

São mais de 15.750.969 pessoas com deficiência no Brasil, público-alvo que tem tanta capacidade de consumo de conteúdo, serviços e produtos como qualquer indivíduo. Existe um fator de humanização e impacto de marca muito fortes. A partir do momento que um site se torna acessível, seu proprietário está se posicionando por uma causa, que traz um impacto forte.

A página passa a ter melhor rankeamento com relação às buscas, principalmente o Google, com potencial de aumento de receita por conta do novo público. Além disso, a acessibilidade digital traz inovação porque é uma solução que usa a IA (Inteligência Artificial) em conformidade com todas as regulamentações brasileiras de inclusão. Assim como ampliar o canal de diálogo das empresas, o Selo também ajuda na construção de uma imagem positiva perante o mercado, sendo a única certificação no Brasil.

Além da concessão de mais de 70 Selos de Acessibilidade Digital entregues para sites desde seu lançamento (veja quem já tem o Selo), a SMPED fechou uma parceria com o Hand Talk em outubro de 2018, que faz tradução digital e automática para Libras em todos os sites da Prefeitura, por intermédio de um avatar.

Com informações do Portal da Prefeitura