Prodam participa na Infraestrutura de TIC da segunda UPA da cidade

Prodam participa na Infraestrutura de TIC da segunda UPA da cidade
Prodam participa na Infraestrutura de TIC da segunda UPA da cidade

Equipes da DIT foram responsáveis pela instalação dos cabeamentos na nova unidade 

A segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas inaugurada pela Prefeitura no sábado (24) contou com participação importante da Prodam. A empresa foi a responsável pela implantação de toda infraestrutura de TI da unidade localizada na Vila Santa Catarina, zona sul da cidade. O equipamento está instalado no prédio do antigo hospital Santa Marina e beneficiará 300 mil habitantes dos bairros de Jabaquara, Cidade Ademar e Pedreira. 

Na UPA Santa Catarina, a Prodam acompanhou o projeto desde as reuniões preliminares e contou com as equipes da Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia (DIT) para a instalação de cabeamento estruturado, dotando o local com um ponto de rede lógica e elétrica para cada estação de trabalho. Além disso, a equipe instalou vários pontos para impressoras distribuídas na unidade, o link MPLS da Embratel, os pontos que oferecem senha de atendimento e os racks localizados na recepção e na emergência, utilizados para acomodar os equipamentos de comunicação. 

Outra contribuição importante da Prodam foi realizar a execução de toda a rede wi-fi na UPA. Segundo Alexandre Centini, gerente de Processos de Saúde (GRS), “os equipamentos foram adquiridos com antenas, então eles conseguem mudar o layout físico e a rede continua funcionando normalmente. Isso é bem bacana”. 

A unidade de pronto atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode resolver grande parte de casos urgentes, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. De acordo com o Ministério da Saúde, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. 

Um dos objetivos do novo equipamento é auxiliar no atendimento de urgência e emergência da região, direcionado atualmente para o Hospital Municipal Arthur Ribeiro Saboya (Jabaquara). A reabertura do antigo Santa Marina atende a uma demanda histórica dos movimentos sociais e saúde das zonas sul e sudeste. A região sul contabilizava 0,7 leitos por mil habitantes, quando o padrão do Ministério da Saúde é de 2,5 a 3 leitos por mil habitantes. O hospital geral do local estará em pleno funcionamento no final do segundo semestre de 2015, com 170 leitos para atendimento geral, 60 especializados e 30 de UTI. Saiba mais.