Prodam desenvolve solução para a bonificação de resultados dos servidores

imagem de um grupo de pessoas em reunião de trabalho
imagem de um grupo de pessoas em reunião de trabalho

No processo de modernização de gestão de pessoas e com base nos indicadores de atingimento das metas, a prefeitura de São Paulo implantou o pagamento da bonificação por resultados aos servidores municipais, iniciativa vinculada ao cumprimento do Programa de Metas, desde 2019.

Em novembro foi solicitado à Prodam, uma proposta para a automatização deste processo para o pagamento das Bonificações do ano de 2020. A partir de então foram feitos detalhamentos e alinhamentos semanais com a Secretaria Executiva de Gestão (SGM-Seges), para o desenvolvimento de uma solução que permitisse simulações e cenários dessa bonificação até seu efetivo pagamento, que ocorreu no dia 30 de junho de 2021, com a utilização da solução que a Prodam desenvolveu sob medida.

A solução, desenvolvida pelas equipes das gerências de Gestão e Serviços Urbanos (GDE) e de Engenharia de Sistemas (GAE), tem como objetivo realizar o cálculo de resultados automaticamente, com a garantia da agilidade e confiabilidade. 

A partir da relação dos servidores elegíveis, ou seja, aqueles que podem receber a Bonificação, o sistema valida se os funcionários atendem as regras de bonificação e calcula com base, nos índices empresa e individual e valor teto. “Respeitando os limites, como valor menor ou igual ao salário do prefeito, e o valor do teto disponibilizado para o ano de 2020 para este fim, que foi de R$ 200 milhões”, explica Mary Kosuji, coordenadora do núcleo de Processo, Suprimentos e Inovação, da GDE.

Para fazer o cálculo das bonificações de resultados, é levado em conta no índice empresa, o quanto o órgão atingiu as metas acordadas no Plano de Metas. No índice individual, a assiduidade do servidor. Vale observar que, a bonificação de resultados é sempre referente ao apurado do ano anterior, ou seja, o valor a ser pago este ano é sobre os resultados de 2020.

O projeto, entregue antes do prazo previsto – julho de 2021, conta com a integração do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências (SIGPEC), fundamental para agilizar o cálculo da bonificação de resultados.

O pagamento das bonificações por resultados, beneficiou cerca de 42 mil servidores municipais.