Prefeitura disponibiliza nove serviços on-line de Alistamento Militar

Homem de farda ao lado do logo do descomplica

Agendamento dos serviços podem ser realizados também no Descomplica SP

Desde o início do ano está aberto o prazo de inscrição para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2021. No ano passado, o prazo se encerrou em setembro. Quem perdeu o prazo do alistamento no ano passado não precisa se desesperar. Para facilitar a vida desses jovens, a Prefeitura disponibilizou, por meio do Portal SP156, nove serviços on-line, relacionados ao alistamento militar. Sem sair de casa ou pelo celular, você pode solicitar sua apresentação mesmo tendo perdido o prazo, pedir segunda via do certificado de reservista e de diversos documentos e até pedir transferência de Junta Militar, caso você mude de endereço.

Quem perdeu o prazo no ano passado pode fazer o pedido on-line. Para isso, são necessários alguns documentos na hora da inscrição, tais como: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. O comprovante de residência pode estar no nome dos pais do cidadão, desde que conste no RG ou Certidão de Nascimento – digitalizados.

Os serviços também estão disponíveis no Descomplica Digital. Basta agendar na unidade do Descomplica SP, mais próxima de você. No espaço, o usuário pode utilizar os equipamentos e a internet, além de contar com o apoio de um atendente. Demais serviços relacionados ao alistamento podem ser realizados nos postos das Juntas do Serviço Militar nas unidades Butantã, Campo Limpo e São Miguel Paulista, agendamento no site do Descomplica SP.

Além do Alistamento no Serviço Militar – Fora do Prazo, foram disponibilizados on-line os seguintes serviços: Certificado de Alistamento Militar (CAM) – 2ª via; Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – 2ª via; Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA) – 2ª via; Certificado de Notoriamente Incapaz (CI) – 2ª via; Certificado de Reservista – 2ª via; Reabilitação do Serviço Militar; Requerimento de tempo de Serviço Militar e Transferência de Junta do Serviço Militar.

Se o alistamento militar estiver dentro do prazo (vence no dia 30 de junho) ele também pode ser feito on-line pelo site www.alistamento.eb.mil.br. A prestação de serviço militar tem duração de 12 meses.