Parceria Prodam e SMT/DSV/CET finaliza adequações com bons resultados

ilustração de um celular com uma imagem saltando dele de um guarda de trânsito
ilustração de um celular com uma imagem saltando dele de um guarda de trânsito

Cerca de nove milhões de multas estavam represadas devido a pandemia

Durante os primeiros meses da pandemia, o envio de notificações de autuação (multas de trânsito) entre o período de 26 de fevereiro até 30 de novembro foi temporariamente suspenso, enquanto perdurasse a quarentena preventiva contra o coronavírus. Medida atendia determinação da Prefeitura de São Paulo e seguia as deliberações 185 e 186, de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), adiando por tempo indeterminado a notificação do motorista, além de cobrança dos valores, prazos para defesa e apresentação de recursos.

Com nova resolução que previa o envio das notificações a partir de 2021, em dezembro, a Prodam – em um esforço conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e o consequente retorno dos processos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) – se reorganizou para atender os novos prazos. Pelo cronograma, a resolução 805 de novembro de 2020 do Contran, estabelecia que em janeiro seriam despachadas as multas do período entre 26 de fevereiro e 31 de março, em fevereiro seriam enviadas as multas de abril de 2020, e assim por diante.

“A grande demanda gerou a necessidade de computação e organização dos dados no sistema, evitando problemas para a emissão das multas. Devido a nova data de envio, foi necessário reprogramar as datas de envio e vencimento das notificações, para respeitar o prazo determinado para envio e recebimento das multas aos munícipes”, afirma o colaborador Markson Tarcisio de Souza, da equipe de Mobilidade e Serviços I, da Gerência de Desenvolvimento e Operações – Gestão e Serviços Urbanos (GDE).

A Prodam foi responsável por adequar o processamento das multas represadas. O sistema de Administração de Penalidades Aplicadas e Infrações de Trânsito (Apait) foi reorganizado para conseguir processar, além das multas diárias que em dezembro de 2020 começaram a ser processadas normalmente, as multas que estavam represadas.

Por meio do sistema Apait, o prazo das autuações foi refeito, prolongando a postagem e reorganizando a quantidade diária de notificações a ser enviada para empresa externa de impressão, visando não exceder o limite.

No total estavam acumuladas quase 9 milhões de multas referentes ao período de fevereiro a novembro de 2020. Estas multas armazenadas começaram a ser enviadas em janeiro de 2021 em paralelo às multas atuais. Além do grande número de registros, outra dificuldade foi a readequação do sistema de radares da cidade de São Paulo, para os novos padrões de rodízio criados durante a pandemia a fim de diminuir a circulação de carros nas ruas.  

As adequações foram desenvolvidas e colocadas para funcionar com os dados registrados pelos radares com ajuda da Prodam, que hospeda os sistemas desde 2014. As mudanças visaram auxiliar a prefeitura na organização dos rodízios.

O time de analistas trabalhou intensamente para atender todos os prazos, como afirma Edison Mazza, coordenador de Transição, da Gerência de Serviços (GIS). “A equipe de mobilidade (GDE/DDO) foi responsável pela análise e ajuste de datas e prazos dos processos e a equipe de transição (GIS/DIT) foi responsável pelo processamento, geração e gravação das mídias que foram gravadas e entregues para empresa terceira de impressão”.

No decorrer de 2021, estão sendo processadas cerca de 2 milhões de multas mensais, sendo metade das multas enviadas referente à paralisação dos envios das notificações entre fevereiro e novembro do último ano.  

Em setembro foram enviadas as últimas multas que estavam represadas referentes ao ano de 2020. Com a regularização dos envios, a partir de outubro serão apenas processadas e enviadas as multas aplicadas durante o mês.