Mapa digital da cidade é atualizado no MDSF e GeoSampa

imagem de foto aérea de trecho da capital paulista
imagem de foto aérea de trecho da capital paulista

Prodam coloca mapeamento no ar em prazo recorde

Resultado da parceria entre as secretarias da Fazenda e de Urbanismo e Licenciamento e da agilidade e expertise Prodam, o novo mapeamento da cidade de São Paulo está disponível na aplicação do Mapa Digital da SF e na plataforma GeoSampa (Intranet e Internet). São 1.544 km² de mapeamento fotográfico aéreo com precisão de até 10 cm, atualizando o levantamento anterior realizado em 2017.

O novo mapeamento fotográfico do município foi realizado em 2020, com perfilamento laser que detalha em 3D todo o relevo e construções de São Paulo, garantindo maior agilidade e precisão na obtenção de informações dos imóveis. A atualização constante do mapeamento digital contribui para identificar, por exemplo, as divergências entre a área real e a área cadastrada. Os dados georreferenciados dos imóveis contribuem para a atualização do IPTU pela Secretaria da Fazenda, dentre outras atividades fins realizadas pelas demais Secretarias.

A publicação das novas imagens ortorretificadas da capital paulista envolveu integrações entre webmaps, o mapa digital da Fazenda (MDSF) e o GeoSampa, da SMUL. Foram três meses para que o novo mapeamento da cidade fosse colocado no ar, o que contou com o trabalho das equipes de Geoprocessamento (GAG), de Tributos e Finanças (GDF) e de Transição (GIS), da Prodam.

O projeto também contou com a expertise Prodam no uso da ferramenta ETL do GEO (Extract Transform Load), que permite extrair, transformar e carregar os dados, sincronizando as informações conforme a periodicidade acordada com as Secretarias. “Os fluxos de validação foram desenhados para a validação automática ocorrer de forma a liberar a publicação dos produtos de mapeamento, e selecionar as amostras que vão para o controle de qualidade manual, dando sequência às demais fases do projeto”, observa Carol Bracco, gerente de Geoprocessamento, da empresa.

Sobre o GeoSampa

Ferramenta estratégica de análise e gestão territorial para a Prefeitura de São Paulo, a plataforma digital desenvolvida pela Prodam, é coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com o apoio de vários órgãos municipais.

O GeoSampa conta com aproximadamente 350 camadas de informação relevantes à capital paulista, como fotos aéreas, equipamentos públicos (escolas, bibliotecas, parques etc.), rede de transporte, sistema viário, dados ambientais, zoneamento e patrimônio histórico.