Malha cicloviária da cidade está no GeoSampa

Uma ciclista em uma ciclovia arborizada
Uma ciclista em uma ciclovia arborizada

Tornar a bicicleta uma alternativa de transporte viável, segura e saudável para toda a população, seja como único meio de locomoção em trajetos curtos e médios ou como possibilidade de se integrar aos demais meios de transporte como ônibus, trem e metrô, é uma das apostas da cidade de São Paulo para os próximos anos.

Com 681 km de extensão, a malha cicloviária da capital se destaca por ser a maior do país. E com a ajuda do GeoSampa, o paulistano pode visualizar não só a amplitude da rede, bem como encontrar os mais de 100 bicicletários e paraciclos públicos disponíveis na cidade.

A partir da plataforma desenvolvida pela Prodam para secretaria de Urbanismo e Licenciamento, o ciclista pode localizar uma das 8 mil vagas para estacionar sua bicicleta e saber qual empresa faz a gestão do local. Para acessar a camada, vá até Transporte, encontre Bicicleta e, em seguida, marque Bicicletário e Paraciclo.

Plano de Metas

O Plano de Metas 2021/2024 da Prefeitura prevê um incremento de mais 300 km da malha cicloviária. A ampliação da rede e da infraestrutura dedicada às bicicletas leva em consideração o aumento do uso do modal nos últimos anos e a tendência de crescimento no futuro próximo, sempre em prol da segurança de todos, especialmente aqueles que ficam mais vulneráveis no compartilhamento das ruas.