Inspira Sampa promove workshop Cultura de Inovação da Amazon

Rubens Saldanha, gerente de desenvolvimento de negócios da AWS
Rubens Saldanha, gerente de desenvolvimento de negócios da AWS

Em mais um evento promovido pela equipe do Inspira Sampa, aconteceu nesta quarta-feira (8), no auditório Bruno Covas, no 6º andar da Prodam, e com transmissão via Teams, o workshop Cultura de Inovação da Amazon.

E para falar da cultura de inovação, Rubens Saldanha, gerente de desenvolvimento de negócios da AWS, trouxe a experiência da Amazon centrado no cliente, na experiência do usuário. Por meio de quatro elementos distintos, mostrou como a cultura de inovação pode ajudar a criar soluções para otimizar e melhorar a experiência do cidadão no serviço público.

Rubens começou por apresentar a forma como a Amazon se organiza para a inovação, a partir de quatro pilares.  A cultura, com a obsessão pelo cliente, a contratação de pessoas para desenvolver e construir a cultura de inovação, e apoiar com um sistema de crenças, por meio de mecanismos que facilitem o pensamento inovador. “A principal ferramenta para a cultura Amazon são os nossos princípios de liderança. Ao todo, 16”, apontou.

Inovar é simplificar. Com estrutura técnica que contribuem com o rápido crescimento e acelera o processo de inovação. Como exemplo, falou da mudança para microsserviços, arquitetura que tornou mais fácil a migração para a nuvem.

E destacou a importância da organização de equipes pequenas e capacitadas que dominam o que criam, para manter a agilidade de inovação. “Ao fazermos coisas novas aceitamos que podemos ser mal compreendidos por longos períodos de tempo”, disse Rubens ao provocar que, não se inova sem errar, e que fracasso e invenção são inseparáveis.

Workshop promovido pelo hub de inovação da Prodam teve como público-alvo os servidores públicos da Prefeitura de São Paulo. O centro de excelência em inovação e tecnologia, o Inspira Sampa, tem em sua essência, criar um ecossistema de inovação para acelerar a transformação digital da cidade. Confira aqui, como inovar para melhorar a experiência do cidadão paulistano.