Empreenda Fácil em apenas 24 horas

imagem representando pessoa abrindo empresa pela web

Abertura de empresas de baixo risco na cidade de São Paulo já pode ser realizada em 24 horas. Até 2017, o processo levava cerca de 100 dias e exigia o deslocamento do empreendedor a vários órgãos públicos entre municipais, estaduais e federais. Criado pela Prefeitura de São Paulo em 2017, o programa Empreenda Fácil ajudou a desburocratizar a vida do empreendedor ao realizar todo o processo de forma on-line e em uma única plataforma. Já se registra uma média de 371 novas empresas abertas por dia na capital.

Desenvolvido pela Prodam em parceria com as secretarias da Fazenda (SF) e de Inovação e Tecnologia (SMIT), o sistema compreende todo o ciclo de vida de uma empresa: da abertura, regularização, alteração até a baixa/encerramento. Aperfeiçoado gradativamente e integrado ao sistema Via Empresa Rápida (VRE), da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), em abril deste ano, o tempo médio para abrir uma empresa já havia sido reduzido para 2 dias e 12 horas.

Além de tornar a cidade de São Paulo mais competitiva para ao ambiente de negócio, a modernização do processo vem contribuindo para a geração de empregos, ao mesmo tempo que diminui a desigualdade e movimenta a economia.

A implementação de novas funcionalidades, que incluem pontos fundamentais para a evolução do Empreenda Fácil, como a ampliação do escopo do programa com inclusão de novas atividades de Baixo Risco (Decreto nº 58.419, de 14 de setembro de 2018), e a busca por mais diminuição do tempo de abertura, são os próximos passos para consolidar o processo de desburocratização e simplificação na abertura de empresas na cidade.

Empreenda Fácil em números

Empresas abertas desde o início do Empreenda Fácil (maio/17): 438.804

Empresas abertas em 2022: 61.937

Empresas regularizadas desde o início do Empreenda Fácil: 215.894 (a regularização/alteração de cadastro iniciou em abril/18)

Empresas regularizadas em 2022: 55.008 ações de regularização/alteração de cadastro.

No mês de junho de 2022 foram abertas em média 371 empresas por dia.