Eleição para Conselho Participativo Municipal tem apoio da PRODAM

Empresa será responsável pela apuração do resultado

No dia 8 de dezembro acontece a primeira eleição para o Conselho Participativo Municipal (CPM), órgão que visa ampliar a participação popular e a transparência em todas as subprefeituras da cidade. Serão eleitos 1.125 representantes da sociedade civil que terão sob sua responsabilidade a missão de fiscalizar, participar do planejamento e da aplicação de recursos públicos e das políticas publicas nos 96 distritos de São Paulo e respectivas regiões. Cada subprefeitura terá no mínimo 18 conselheiros e no máximo, 51 integrantes no Conselho.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Relações Governamentais (SMRG), a eleição será realizada com o apoio da PRODAM e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O processo de votação utilizará 10 mil urnas fornecidas pelo TRE-SP, distribuídas por mais de 270 escolas municipais. A PRODAM realizou a distribuição de todos os pontos de votação das eleições oficiais do TRE-SP para os novos pontos de eleição CPM. De acordo com Sidney Sampaio, gerente do projeto Eleições, da Gerência de Relacionamento de Gestão Territorial e Urbana (GRG), são aproximadamente 8,7 milhões de eleitores redistribuídos para as urnas e seções de votação do Conselho. “A nossa empresa também fornecerá os cadernos de eleitores e cédulas (em papel) de contingência para o processo de votação”, acrescenta.

A PRODAM será responsável também pelo processo de apuração, que envolverá o trabalho de cerca de 250 colaboradores da empresa, que estarão distribuídos em postos de apuração nas 32 subprefeituras da cidade. Esses profissionais receberão os pendrives das sessões eleitorais para a leitura dos dados. Esses dados serão concentrados no data center da PRODAM e poderão ser visualizados na Subprefeitura da Mooca, local escolhido para a concentração da apuração dos resultados.

Segundo Sidney Sampaio, será a primeira vez que o TRE-SP fará uso do sistema de eleições com novo formato de armazenagem de dados em dispositivos móveis (pendrives) durante um processo eleitoral na cidade.

Para a apuração, a PRODAM, que já possui um histórico de parceria bem-sucedida para a realização de eleições de conselhos municipais, customizou o sistema desenvolvido pela empresa, usando especificamente o módulo de apuração.

No total, mais de 30 mil pessoas trabalharão na eleição do Conselho Participativo Municipal.

Mais números da eleição

2.857 candidatos se inscreveram para a eleição
8,7 milhões de moradores de São Paulo estão aptos a votar
5 candidatos é o número máximo que cada munícipe poderá votar para representante de seu distrito