Descomplica SP chega à sub Ipiranga com nova experiência de atendimento ao cidadão

inauguração do Descomplica SP Ipiranga
inauguração do Descomplica SP Ipiranga

São mais de 350 serviços disponíveis com capacidade para atender mais de 1 mil pessoas diariamente

A população da subprefeitura do Ipiranga agora conta com uma unidade do Descomplica SP. O serviço de atendimento ao cidadão paulistano que é focado na experiência e na excelência do atendimento. O serviço foi inaugurado nesta quarta-feira (1º).

O programa da Prefeitura de São Paulo é coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), com serviços e consultoria Prodam-SP. Visa solucionar e simplificar as demandas do cidadão, realizando mais de 350 serviços públicos do município, com um atendimento humanizado e prático.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, 99% das pessoas que utilizam o serviço avaliam o atendimento como excelente e ele representa aquilo que é a sua gestão, com uma visão de descomplicar as coisas e dar agilidade. “Esse é o terceiro que eu inauguro. Inaugurei as unidades da Vila Maria, Cidade Tiradentes e esse. A gente deve inaugurar mais dois [Descomplica SP] este ano”, garantiu.

A 11ª unidade de atendimento da rede é localizada no piso térreo do prédio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e conta com uma estrutura de 1.000 m² adaptada para receber, em média, mil pessoas por dia em suas 43 mesas de atendimento. Além disso, a nova unidade contará com o “Descomplica Digital”, espaço reservado para o cidadão que busca atendimento e recebe uma monitoria lado a lado, com a ajuda de um funcionário apto para atendê-lo e sanar suas dúvidas e resolver sua solicitação.

“A entrega de mais uma unidade do Descomplica SP é, sem dúvida, um benefício significativo para a população do Ipiranga e região. Primamos pela excelência do serviço prestado. É nossa função facilitar o acesso do cidadão que chega à unidade em busca de soluções que podem mudar a vida dele como fazer o bilhete único do idoso, por exemplo”, destacou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Bruno Lima.

Nas unidades do Descomplica SP, distribuídas por toda a cidade, também são disponibilizados diversos tipos de assistências à população, como: ouvidoria do município, casa de mediação e o atendimento especializado para mulheres vítimas de violência, neste caso o direcionamento é realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), na própria unidade. O atendimento agendado acontece com o intermédio de uma equipe técnica, composta por Advogado(a), Assistente Social e Psicólogo(a), que identifica a demanda da cidadã e aciona os equipamentos públicos necessários. A denúncia também pode ser feita pelo Portal SP156, na própria unidade com o auxílio dos atendentes. 

O Descomplica SP Ipiranga, disponibilizará o “Totem Poupatempo”, acessível para serviços como: 2ª via do RG e da CNH, entre outros serviços do Governo do Estado. Além disso, serão ofertados os cinco serviços mais solicitados pelos munícipes: Cadastro e Atualização do CadÚnico; Serviços de Sabesp; Bilhete Único Idoso; Cadastro e consulta de emprego e pedido do seguro-desemprego.

Expertise e solução Prodam

O presidente da Prodam, Johann Dantas, destacou o papel do corpo técnico da empresa de tecnologia para entregar o novo serviço aos moradores da zona sul. “A Prodam atuou desde o treinamento das equipes de atendimento, consultoria em gestão de projeto, instalação de infraestrutura, todo conceito de inovação e também na parte das obras. Um trabalho em conjunto de diversas áreas da empresa”, ressaltou.