Prodam-SP assina acordo de cooperação técnica com o CIASC

Carolina Maganani, Leandro Berti, Johann Dantas, Vânio Rodrigues e Mateus Marçal

A Prodam-SP, empresa de tecnologia da Prefeitura de São Paulo, e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) assinaram acordo de cooperação técnica no dia 10 de novembro, na sede da Prodam.

O encontro reuniu o diretor-presidente da Prodam Johann Dantas, o diretor de infraestrutura e tecnologia, Mateus Marçal, a gerente jurídica e DPO da empresa, Carolina Magnani, a advogada Juliana Cleto e os representantes do CIASC, o presidente Leandro Antunes Berti e o vice-presidente de tecnologia Vânio Rodrigues.

O acordo prevê definir e viabilizar as ações para consolidar o modelo de serviços de ambas as instituições para oferta de serviços de gestão documental e operação de RDC-ARQ (repositório arquivístico digital confiável) em nuvem de governo. No caso, o apoio à divulgação e comercialização do CIASC Eternal – plataforma de digitalização e guarda segura de documentos e processos.

A formalização da parceria representa uma inovação jurídica no Brasil. Pela primeira vez é realizado um movimento de parceria como esse entre uma empresa de tecnologia estadual e uma PROD municipal. O fato ganha ainda mais ineditismo ao considerar o tamanho da Prodam-SP, cujo volume de dados é maior que o do Estado de Santa Catarina.

Leandro Berti e Johann Dantas formalizam parceria

Para o CEO da Prodam, Johann Dantas, “mais que uma inovação jurídica, a parceria abre novos caminhos que traduzem o rumo que a empresa busca frente aos avanços necessários para acelerar o processo de transformação digital da cidade de São Paulo, assim como ser uma referência para outras cidades que buscam soluções que melhorem e apoiem sua gestão administrativa”, ressaltou.

“Inovamos juridicamente no sentido de termos firmado um acordo técnico com a Prodam, empresa de tecnologia da Prefeitura de São Paulo, sendo que o CIASC é uma estrutura de Estado. Isso demonstra que, pela Lei 13.303, somos uma empresa que está, cada vez mais, avançando em parcerias e desbravando novas fronteiras com parceiros independentemente de estado, município ou federação”, celebrou o presidente Leandro Berti.

O CIASC é a empresa pública de tecnologia do Estado de Santa Catarina que presta serviços para a transformação digital do governo e contribui para facilitar a vida dos cidadãos.

Sobre o CIASC Eternal

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) desenvolveu o Eternal, uma plataforma completa de digitalização, guarda segura de dados e preservação de documentos a longo prazo. O CIASC Eternal transforma pilhas de caixas de documentos em papel armazenadas em salas e galpões, em arquivos digitais que podem ser consultados a qualquer tempo em nuvem de governo, com garantia de preservação por mais de mil anos.

A plataforma possui um sistema de armazenamento de documentos digitais que atende a requisitos específicos de confiabilidade, autenticidade, integridade, acessibilidade e preservação a longo prazo, conhecido como Repositório Arquivístico Digital Confiável, o RDC-Arq Eternal. Esse repositório assegura a guarda digital, manutenção e preservação de documentos, de forma a que permaneçam seguros, compreensíveis, a prova dos efeitos do tempo e avanços da tecnologia. RDC-Arq Eternal opera na nuvem de governo do CIASC, reconhecida como uma das melhores infraestruturas públicas de data center do Brasil.