Prodam marca presença no Smart City Expo World Congress

Smart City Expo World Congress (SCEWC) em Barcelona
Smart City Expo World Congress (SCEWC) em Barcelona

Maior evento internacional de cidades inteligentes, realizado em Barcelona, na Espanha, entre os dias 7 e 9 de novembro, o Smart City Expo World Congress (SCEWC) teve a presença da Prodam na comitiva oficial brasileira composta por representantes da iniciativa pública e privada do país.

A delegação, que reuniu líderes de vários municípios brasileiros, contou com as presenças de Adriana Biazzi, secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana e Obras; Carolina Lafemina, secretária-adjunta das Subprefeituras; Humberto de Alencar, secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia; Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão; Carlos Alberto Silva, assessor da presidência da Prodam, e Ricardo Abinader, coordenador da equipe de pesquisa e novas tecnologias e do centro de tecnologia e inovação da Prodam, representando a Prefeitura de São Paulo.

O Smart City Expo World Congress visa capacitar as cidades e coletivizar a inovação urbana em todo o mundo. Através da promoção da inovação social, o estabelecimento de parcerias e a identificação de oportunidades de negócios, o evento é dedicado a criar um futuro melhor para as cidades e seus cidadãos em todo o mundo.

Ricardo Abinader e Carlos Alberto Silva no estande da Prefeitura de São Paulo
Ricardo Abinader e Carlos Alberto Silva no estande da Prefeitura de São Paulo

“Pudemos compartilhar ideias e insights com dois especialistas renomados da Microsoft, Jeremy Goldberg e Miguel Blanzaco, que trouxeram suas visões sobre cidades e governos inteligentes”, destacou Ricardo Abinader.

Desde 2011, o Smart City Expo World Congress (SCEWC) tem sido um evento que combina as mais recentes soluções e tecnologias, além de conferências inspiradoras para melhorar a vida nas cidades. O evento contou com mais de mil expositores como a LoRa Alliance, Elsys.se, Watteco, Milesight, Treesense, CiC Tokyo, KDL, Lacroix, Vizio Count, AWS e Microsoft.

Barcelona Supercomputing Center

Durante o Smart City Expo World Congress, a delegação brasileira fez uma visita técnica ao Barcelona Supercomputing Center (BSC), estabelecendo uma conexão internacional para a troca de experiências e conhecimentos no campo da computação de alto desempenho.

A visita teve como objetivo principal explorar as instalações e as pesquisas avançadas realizadas pelo BSC, que é reconhecido globalmente como um dos principais centros de supercomputação e pesquisa em computação de alto desempenho. A Prodam buscou compreender de perto as práticas inovadoras e as tecnologias de ponta empregadas pelo BSC, visando aprimorar seus próprios projetos e contribuir para o desenvolvimento tecnológico no contexto municipal.

Apresentação no Barcelona Supercomputing Center
Apresentação no Barcelona Supercomputing Center

O Barcelona Supercomputing Center – Centro Nacional de Supercomputação (BSC-CNS) é o centro nacional de supercomputação na Espanha. Especializado em computação de alto desempenho (HPC) e onde está o MareNostrum, um dos supercomputadores mais poderosos da Europa, localizado na capela de Torre Girona.

À serviço da comunidade científica internacional e da indústria que necessite de recursos de HPC, o BSC conta com uma equipe de pesquisa multidisciplinar e instalações computacionais, incluindo MareNostrum, tornando-se um centro internacional de excelência em e-Science.