Tecnologia Prodam na apuração da eleição dos Conselhos Tutelares

equipe Prodam na apuração dos votos na Câmara

Com a participação recorde de eleitores, a cidade de São Paulo elegeu os 260 conselheiros e seus suplentes para a gestão 2024-2028, no domingo, dia 1º de outubro. Foram 202.386 pessoas, o que representa 35% a mais do que na eleição de 2019. E a Prodam, pela segunda vez consecutiva, foi responsável pela apuração dos votos por meio de leitor de QR Code.

Conforme explica Paulo Rogério Tavares, gerente executivo de negócios da empresa, o sistema de eleições Prodam participou da parte de captura, controle e da contabilização dos votos a partir da leitura do QR Code em cada boletim de urna.

Organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a votação para os 52 conselhos tutelares ocorreu em 325 pontos na cidade e contou com 2.026 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Foram contabilizados 1.011.930 votos, somando válidos, brancos e nulos.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, elogiou e agradeceu o trabalho e o comprometimento da Prodam para a realização e apuração da eleição. “É uma segurança, uma confiança contar com toda essa estrutura montada pela Prodam. Além da preocupação com a transparência, com a padronização no processo todo”, destacou durante a apuração dos votos na Câmara Municipal.

A eleição para os conselhos tutelares envolveu cerca de 9 mil servidores municipais e estaduais. A apuração dos votos contou com a participação de profissionais de várias áreas da Prodam.

As secretárias executivas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CMDCA/SP) Lays Yuri Yamamoto e Michele Yu Wen Tjioe também reforçaram os agradecimentos à equipe Prodam. “Vocês foram excelentes. Estamos muito gratos e satisfeitos por termos chegado ao resultado esperado, após muito diálogo e alinhamento”, disse Lays, no que foi complementada por Michele. “Antes de mais nada, gostaria de agradecer imensamente o trabalho de ontem (1º), foi impecável!”.

Para Eduardo Amaro Bueno, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Prodam, a eleição do conselho tutelar de 2023 é uma conquista Prodam. “A Prodam vem suportando há muitos anos todas as eleições do munícipio, e isso propiciou fazer mais esta eleição. E isso é um sucesso da empresa. E o que a gente busca com esse sistema de eleição (um produto Prodam) não é uma mudança de sistema por uma questão tecnológica, mas é uma mudança de modelo de sustentabilidade para a empresa no futuro”, destacou.

Conselhos Tutelares

Os Conselhos Tutelares foram criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. São órgãos autônomos e independentes, que têm como função a garantia e a proteção integral de crianças e adolescentes.

O papel dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos das crianças e adolescentes é imprescindível. Além de defendê-los de violações e maus tratos, é a conselheira ou o conselheiro tutelar que encaminha as necessidades de mães e outras pessoas responsáveis em busca de serviços públicos para crianças e adolescentes.

Veja aqui o resultado preliminar do Processo de Escolha Unificado de Membros do Conselho Tutelar da cidade de São Paulo. O resultado definitivo será publicado em 11 de outubro.