Busca Saúde agiliza na localização de UBS para a vacinação contra a Covid-19
05/02/2021 às 11:57
A cidade de São Paulo inicia a vacinação contra a Covid-19 nos idosos acima de 90 anos, a partir desta sexta-feira (5). Com o objetivo de garantir a segurança e facilitar o acesso a essa população, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o governo estadual, disponibilizará cinco pontos de vacinação com sistema drive-thru.
Além dos cinco postos, a Prefeitura de São Paulo vai garantir a vacinação dos idosos em uma rede de 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas em todas as regiões da cidade e em quatro Centros Escola do município. Para os acamados, a vacinação será feita na própria residência, por meio do Programa Saúde da Família (PSF).
Com o auxílio do Busca Saúde, solução da Prodam para a localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS do Município de São Paulo, esse público pode encontrar mais facilmente a UBS mais próxima de sua residência. A meta é vacinar nesta primeira fase, 32.837 pessoas com mais de 90 anos, residentes da capital.
Já os postos de drive-thru serão localizados nos seguintes pontos:
1. Praça Charles Muller – Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)
2. Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste)
3. Autódromo de Interlagos (Zona Sul)
4. Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte)
5. Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste)
O horário de funcionamento nos drive-thrus será das 8h às 17h. Já nas UBSs, a vacinação será realizada das 7h às 19h.
Pré-cadastro no site “Vacina Já” agiliza a vacinação
O pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a COVID-19 no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 minuto para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.
A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.