Fiscalização ambiental da cidade de São Paulo utilizará app by Prodam

equipe do sistema de fiscalização ambiental

Guardas civis metropolitanos recebem treinamento para operação com tecnologia

A fiscalização ambiental é um tema muito importante para garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. E nesse sentido, a Prodam tem entregado uma solução inovadora para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo: o app Sistema da Fiscalização Ambiental (SFA).

Atualmente, o SFA está em processo de homologação e foi apresentado aos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), nesta sexta-feira (3). Os agentes trabalharão em conjunto com a SVMA. Esse primeiro contato contou com a presença de 26 GCMs, mas quando estiver em campo, cerca de 300 agentes utilizarão o sistema para realizar a fiscalização ambiental de forma digital.

A secretária municipal da Segurança Urbana da Capital (SMSU), Elza Paulina Souza destacou a integração dos órgãos municipais para a proteção do meio ambiente e elogiou o efetivo de segurança. “Nós demandamos um esforço muito grande para que vocês pudessem estar aqui. Parabéns a todos, vocês estão iniciando um novo processo na Guarda Civil”, frisou.

O SFA é uma adaptação do Sistema de Gestão de Fiscalização (SGF), da Secretaria de Subprefeituras (SMSub), solução também desenvolvida pela Prodam, porém em uma versão adaptada e evoluída para a fiscalização ambiental. O sistema é capaz de operar mesmo em áreas remotas, onde a internet pode não estar disponível, o que é muito importante para garantir a cobertura em todas as regiões da capital.

A fiscalização será realizada por meio de tablets e impressoras que serão adquiridas pela SVMA, usando o Wi-Fi das viaturas. O sistema é inteligente e tem recursos de sincronização de dados, o que garante que as informações sejam atualizadas mesmo em áreas sem conexão com à internet.

A estratégia do SFA é atuar na prevenção, ou seja, identificar possíveis problemas antes que se tornem uma ameaça ambiental e de saúde pública. Caso seja constatada alguma irregularidade, o sistema registra o problema para que seja tomada a devida ação de recuperação.

O SFA é uma solução completa e inovadora que irá ajudar a proteger o meio ambiente e a garantir a qualidade de vida da população. Com essa solução, a fiscalização ambiental será mais eficiente e digital, garantindo que todos os processos sejam realizados com transparência e rapidez. “A Prodam tem orgulho de poder contribuir para essa importante iniciativa e acredita que o SFA será uma ferramenta fundamental para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da empresa, Johann Dantas.

Times integrados e inovação na entrega

O gerente de Desenvolvimento e Operações 3 da Prodam, Eder Marcelino da Silva, reforçou a importância da integração entre as equipes para otimizar o tempo para entregar soluções eficientes de maneira acelerada. “Esse reaproveitamento das soluções já existentes na Prefeitura para atender as novas necessidades de negócio, vai de encontro com o que foi definido no decreto de transformação digital e com que vem sendo alinhado na Prodam, Secretaria de Governo e de Gestão. Uma administração eficiente dos recursos já existentes na administração municipal”, explicou.

A gerente de Geoprocessamento da Prodam, Carolina Bracco, destacou que o app SFA é mais uma demonstração da melhoria da capacidade de entrega da Prodam. “Com novas proposições para a modernização e integração entre sistemas estruturantes, com capacidade de introduzir novas tecnologias e inovação, respeitando prazos, estimativa de esforço e trazendo resultados concretos aos clientes”, reforçou.