GeoSampa se consolida como o maior portal de dados georreferenciados do país

imagem da cidade de São Paulo em fundo azul

Maior ambiente de dados georreferenciados de todo o Brasil, o GeoSampa completa sete anos de existência. Com 350 camadas dos mais variados temas sobre a capital paulista, como a localização de equipamentos públicos, zoneamento, áreas ambientais, acessibilidade em edificações e muito mais, a plataforma se destaca como ferramenta estratégica de análise e gestão territorial para a Prefeitura de São Paulo.

Desenvolvido pela Prodam, o portal é coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com o apoio de vários órgãos municipais. A Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) é a responsável pela sistematização de todas a informações publicadas na plataforma.

Ao longo de 2022, o GeoSampa alcançou a marca de 2.048.160 acessos entre os meses de janeiro a outubro. Além de registrar, no mesmo período, o total de 181 terabyte de downloads de arquivos.

E novos temas foram adicionados à plataforma durante o ano:

Descomplica SP

Atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios.

Central de Intermediação em Libras

A Central de Intermediação em Libras (CIL) pode ser localizada por qualquer cidadão na plataforma georreferenciada do município. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Setores Educacionais e Diretorias de Educação

Diretorias Regionais de Educação são divisões administrativas que coordenam a implantação da política educacional do município. Os Setores Educacionais são limites geográficos para o planejamento da Secretaria Municipal de Educação.

Imagens da cidade de 1994 e 1996

Fotos aéreas de toda a cidade de São Paulo produzidas em 1994 e 1996 foram disponibilizadas no GeoSampa. São mais de 2.800 imagens que possibilitam ao paulistano ter a percepção do processo de desenvolvimento da capital paulista desde então.

Linhas e Estações Projetadas do Metrô

Ponto com as estações previstas e o projeto das linhas para consulta.

Área de Influência – Metrô

Perímetro de influência em que há a necessidade de consulta à concessionária LinhaUni Metrô / SETM / LinhaUni.

Ortofotos 2020 (Articulação e Mosaico)

A Prefeitura de São Paulo atualizou imagens do mapa digital da cidade. O novo mapeamento fotográfico do município foi realizado em 2020 com tecnologia laser e detalha em 3D todo o relevo e construções de São Paulo.