Dia Nacional da Juventude

ccj
ccj

Vinte e dois de setembro é o “Dia Nacional da Juventude”. Uma data curiosa e que deixa uma questão no ar: quem deve comemorar esse dia? Ou melhor, qual é o significado de juventude?
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define o jovem como aquele que se encontra na faixa entre os 15 e 24 anos. Já outros órgãos, como os ligados ao terceiro setor, preferem dar essa classificação às pessoas com idade entre 19 e 29 anos, separando-os dos adolescentes.

Se tivermos em mente, como definição de juventude, o culto à imagem, cada vez mais presente nos tempos modernos, aí a situação se complica. Descobertas de novos produtos estéticos e de técnicas cirúrgicas revolucionárias “vendem” a idéia de que todos podem ser jovens para sempre. Ou seriam belos para sempre?
 
Ainda há os que definem a juventude como um estado de espírito. Nada de datas ou espelhos, pois para eles o que conta é a qualidade de vida, imaginação e o eterno gosto pela aventura.
 
São tantas as teses, livros e hipóteses sobre o assunto, que chegamos à conclusão de que o conceito é totalmente individual. A sua juventude pode estar impressa nos dados do seu RG, nas rugas do seu rosto ou na sua postura perante aos acontecimentos, não importa… O fato é que hoje é um dia duplamente especial para aqueles que apreciam as coisas simples e belas da vida.
 
Um presente para a juventude
 
Oferecer aos jovens um espaço com informações, serviços, produtos, atividades, projetos, políticas e, ao mesmo tempo, possibilitar sua expressão e comunicação são os objetivos divulgados pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ), primeiro espaço da América Latina destinado a esse público.
 
Localizado na Vila Nova Cachoeirinha, zona Norte da cidade, o Centro é um projeto da Prefeitura de São Paulo, iniciado pela Coordenadoria da Juventude e, atualmente, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
 
Numa área de 8 mil m2, o CCJ abriga uma sala de cinema, biblioteca, teatro de arena, salas de multimídia, anfiteatro, home theater, ilha de pesquisa, laboratório de línguas e área de exposição. Tudo isso construído num espaço criativo e dinâmico, o que viabiliza a otimização de projetos e a disseminação de idéias.
 
A PRODAM é parceira desse projeto, tendo participado de diversas etapas, desde a elaboração até a sua conclusão e manutenção. A empresa é responsável pela infra-estrutura de TI do local, ambiente de rede e portal da web.  

No Centro, os jovens e a comunidade podem usar gratuitamente equipamentos de última geração, como computadores Pentium IV, com monitores tela plana, Macintosh, webcams e estúdios aparelhados. Tudo com o que há de melhor para a produção de conteúdos editoriais.
 
Lá, a alta tecnologia proporciona ao ambiente um ar de modernidade, o qual se torna atrativo para freqüentadores e visitantes. A estudante Bianca Dantas, 13 anos, comprova. “Alguns amigos da minha escola contaram sobre os computadores e fiquei curiosa para conhecer o lugar. Passo por aqui todos os dias antes da aula, vejo meus e-mails, orkut, MSN e ainda faço os trabalhos escolares. Hoje, por exemplo, estou pesquisando sobre Portinari”.
 
A universitária Fernanda Loureiro, aluna do terceiro ano de publicidade, é outra fisgada pela “magia” do local. Inicialmente suas visitas eram focadas nos estudos. Após conhecer as produções culturais oferecidas pelo CCJ, passou a freqüentá-lo quase todos os dias. “Faço trabalhos da faculdade, pesquisas para o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), estudo inglês no laboratório de línguas e aos finais de semana volto com meus amigos para assistir a peças, filmes ou shows”.
   
Um Centro de Cultura
 
Não são poucas as opções dentro do Centro. São inúmeras atividades que mesclam linguagens, estilos e estéticas distintas, lançando um olhar sobre diversas vertentes da arte e incentivando o pensamento de todas as idades.
 
Neste mês, oficinas de desenho e gravura, Tai Chi Chuan e construção de instrumentos musicais fazem parte da lista de eventos. O som fica por conta de bandas como Salve Jorge e Monjolo, que se apresentam aos finais de semana. Já o famoso grupo Teatro da Vertigem fará, nos dias 27 e 28, palestras sobre o processo criativo da peça BR-3, último espetáculo em cartaz e que tinha como palco embarcações no leito e na margem do Rio Tietê. 
 
As sessões de cinema contam com filmes cujas temáticas abordam HQs, como X-Men 2, Constantine e Sin City. A mostra estabelece diálogo com o I Encontro de RPG, jogo* que a cada dia conquista mais adeptos no país.
 
Para os apaixonados pela leitura, ou preocupados com o vestibular, o Centro promove as “9 1/2 Semanas de Literatura”, encontros que abarcam obras requisitadas pelo vestibular unificado Fuvest e Unicamp 2007. A programação acontece na biblioteca do CCJ, durante os sábados de setembro e outubro.
 
Há ainda uma criativa exposição que discute o conceito do reaproveitamento de materiais descartados. “Matéria em Reconstrução” explora ética e estética da reciclagem de materiais.  

Interessou-se? Então é bom correr, pois a maioria dessas obras fica em cartaz só até o final do mês. Visite!

Serviço
Centro Cultural da Juventude
Local: Avenida Deputado Emílio Carlos – 3.641 – Vila Nova Cachoeirinha
Horário: todos os dias, das 10h as 20h
Informações: 3812-6571 ou http://centrodajuventude.prefeitura.sp.gov.br/
Grátis
 
* RPG ou Role Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis) é um jogo de estratégia e imaginação, em que os jogadores interpretam diferentes personagens em diversos mundos vivendo aventuras e superando desafios.