Implantação do gerenciamento hospitalar começa pelo Tatuapé

Parceria com HC de Porto Alegre viabiliza solução em software livre que será implantada nos hospitais da rede municipal

Parceria entre a Prodam, Autarquia Hospitalar Municipal, Hospital das Clinicas de Porto Alegre (HCPA) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) está possibilitando a informatização do Hospital do Tatuapé, primeiro hospital da rede municipal a receber o sistema de Gestão Hospitalar.

Para que a implantação pudesse ocorrer, a Prodam internalizou o sistema de gerenciamento hospitalar desenvolvido pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (voltado aos hospitais universitários federais), o que permitiu fazer as adequações necessárias para atender a realidade dos hospitais da rede municipal.

De acordo com Sergio Rogerio de Barros, gerente do projeto de internalização da solução na empresa, da Gerência de Processos de Saúde (GRS), o aplicativo de Porto Alegre já estava bem estruturado, com prontuário eletrônico e certificação digital, abolindo em quase sua totalidade o uso de papel.

Na Prodam, a solução que é modular e desenvolvida em software livre (Java e Postgresql), passou inicialmente por seis melhorias para que já pudesse ser implantada no Hospital do Tatuapé. Os módulos que estão sendo inicialmente implantados são: cadastro do paciente, ambulatório, internação, prescrição médica, faturamento e indicadores.

“Diferentemente dos hospitais universitários, o forte do hospital municipal é a entrada dos pacientes pela emergência (pronto-socorro), por essa razão, uma das principais adequações foi a criação de uma ficha de atendimento ambulatorial”, comenta. A partir dessa ficha, foram derivadas outras facilidades como a indicação do atendimento ter origem em ocorrência policial, por exemplo. “Neste caso, essa ficha é impressa em três vias”, explica Sérgio.

Para acompanhar todas as ocorrências do paciente (exames, internação, avaliações do médico etc.), outra adequação realizada foi a consulta no cadastro pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), item que facilita a pesquisa do prontuário do paciente. Segundo o gerente do projeto, os módulos Ambulatório e Internação serão os próximos a serem implantados, em princípio na ala de queimados e depois para outras áreas.

Para agilizar o atendimento dos pacientes no Pronto-Socorro do Hospital do Tatuapé, o sistema recebeu o carregamento de dados de 40 mil pacientes de outros sistemas, trabalho que contou com o apoio da Autarquia Hospitalar Municipal. “Só pelo Pronto-Socorro o atendimento é de aproximadamente 500 entradas diárias”, aponta Sérgio.

As próximas etapas do projetos serão a integração com outros sistemas como o Siga-Saúde, com laboratório de imagens e futuramente com o e-Atestado (projeto previsto para ser entregue pela Prodam em dezembro). O desenvolvimento do sistema segue a filosofia de software comunidade e a Prodam fará parte dessa comunidade, contribuindo com o desenvolvimento de novos módulos.

Depois do Tatuapé, a meta é implantar, até o final do ano, o sistema em mais quatro hospitais: Ermelino Matarazzo; Campo Limpo; Arthur Saboya, no Jabaquara; e Inácio Gouveia, na Mooca. Para 2015, o sistema será implantado nos demais hospitais da rede municipal. Ao todo são 18 hospitais municipais distribuídos em toda a cidade de São Paulo.

Aplicação consolidada de gerenciamento dos hospitais universitários

O projeto do aplicativo para a gestão dos 47 hospitais universitários teve início em 2009, em uma parceria entre o Hospital das Clinicas de Porto Alegre e o Ministério da Educação, visando o desenvolvimento de um software que fosse compatível ao padrão estabelecido para o gerenciamento hospitalar. Desde então, a aplicação que conta com prontuário eletrônico, prescrições médicas, gestão de farmácia e estoque, entre várias facilidades, foi ganhando novos módulos. Atualmente, o sistema possui cerca de 40 módulos. Com a implantação realizada pela EBSERH, a aplicação já está funcionando em aproximadamente 20 hospitais universitários federais.