Prodam conquista certificação MPS-Br Nível F Serviços

Prodam conquista certificação MPS-Br Nível F Serviços
Prodam conquista certificação MPS-Br Nível F Serviços

“A Prodam obteve o nível F de certificação em Serviços com méritos, na realidade podemos dizer que foi um F +. A empresa está de parabéns”. A frase é da avaliadora líder da Implementum, Ana Regina Rocha, que coordenou o processo de avaliação MPS-Br Serviços da Prodam. Ela destacou ainda que a Prodam não é a primeira, mas é a maior empresa de TI a obter a Certificação Nível F em serviços.

O resultado foi apresentado em reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 25, no auditório da Prodam, com presença do presidente Márcio Bellisomi, do vice-presidente Luiz Carlos Furtado e do diretor de Infraestrutura e Tecnologia, Marcelo Pimenta e vários colaboradores da DIT e áreas de apoio que acompanharam e participaram do processo de certificação.

Segundo Ana Regina, a área de infraestrutura e serviços da Prodam foi avaliada em 11 processos requeridos para o nível F do modelo, mas já apresenta avanços em outros processos e isso indica que a empresa tem possibilidade inclusive de, em curto e médios prazos, avançar no nível de certificação. “Há processos além do nível F que a empresa já executa e isso chamou a atenção. Ficamos muito impressionados também com a própria empresa e com a qualidade do corpo técnico”.

A líder do processo de avaliação ainda destacou como pontos fortes da empresa, além da qualidade do corpo técnico, os processos bem definidos da área, a maturidade da empresa em processos e gerência baseada em indicadores. “Para o nível F, não destacamos nenhum ponto fraco. Há algumas possibilidades de melhoria que foram apontadas, mas não há pontos fracos no nível F a ser destacado”.

Marcelo Pimenta, diretor da DIT, agradeceu a todos os colaboradores da Prodam que contribuíram para a obtenção da certificação, disse que o mérito da conquista é da equipe e destacou os avanços que a empresa registrou nos últimos anos. “Avançamos muito na definição de indicadores, que são fundamentais para o controle do nível dos serviços. Essa questão dos indicadores, a princípio, assuntou um pouco mas logo o pessoal percebeu as vantagens e aí avançamos muito. Posso dizer que agora já virou cultura na DIT”.

Marcelo disse ainda que mais o difícil está por vir: “Não tenho dúvidas que obter a certificação requer esforço e comprometimento, mas o grande desafio agora é manter o que foi conquistado, manter a empresa produtiva e eficiente e alcançar outros níveis”.

Software

O vice-presidente Furtado também parabenizou as equipes da DIT envolvidas no processo de certificação da empresa em serviços, inclusive a consultoria prestada pela Fundação Vanzolini, mas enfatizou que o desafio maior agora é obter o mesmo nível de certificação também em software. “A empresa é uma e não podemos ter essa divisão. É necessário que se tenha clareza que trabalhar método, com processos, com critério, com controles é bônus e ônus para a empresa”.

O desafio foi reforçado pelo presidente Márcio Bellisomi. “A qualidade do trabalho apresentado pelas equipes envolvidas é de impressionar, muito bom mesmo. Agora temos que avançarmos como empresa. Acredito que até mais importante do que avançarmos no nível de certificação serviços e integração do conceito de forma horizontal na empresa, ou seja, os conceitos precisam ser espalhados pela organização, pelas áreas, porque isso é importante para crescermos em qualidade e produtividade. Isso seria algo muito bom e muito importante”.

Para o primeiro semestre de 2016 também está previsto que a Prodam passe pelo processo de avaliação de certificação MPS-Br para Softwares. A empresa já obteve no passado o Nível G no desenvolvimento de softwares para a Saúde. Agora a empresa busca a Certificação Nível F para todas as áreas de desenvolvimento de softwares.

Histórico

A certificação MPS-Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é uma espécie de ISO 9000 para as empresas de TI e certifica as áreas de Serviços e Software. O processo de obtenção da Certificação MPS-Br começou com a inclusão da meta no Planejamento Estratégico Situacional da empresa (PES) ainda no primeiro semestre de 2013. No segundo semestre do ano, foi contratada a consultoria da Fundação Vanzolini para apoiar o orientar na obtenção da certificação. Os trabalhos começaram efetivamente em fevereiro de 2014 e de lá para cá tanto as áreas de Serviços como de Software avançaram em seus processos e controles.

Os desafios propostos eram:

– Melhoria dos processos de entrega de serviços e no desenvolvimento de softwares;

– Padronização dos processos de trabalho;

– Visibilidade sobre a execução dos projetos e serviços para acompanhamento;

– Atendimento aos clientes com mais qualidade;

– Comprometimento com prazos, entrega e custos.

A equipe da DIT avançou mais rápido. Após a implantação dos controles necessários e demais requisitos fez duas avaliações simuladas, que indicaram problemas e ajustes a serem realizados. Feitos os ajustes, foi agendada a avaliação oficial, que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro.

Ao final dos trabalhos de avaliação, a Implementum, empresa avaliadora, apontou alguns ajustes necessários e marcou a segunda rodada de avaliação, inclusive com a entrevista de colaboradores, para os dias 24 e 25 de novembro. Na ocasião da primeira rodada, o gerente de Estratégia e Desenho do Serviço (GIE), Gilson Santos Chagas, asseverou que a certificação estava muito bem encaminhada e que era apenas uma questão de tempo. A obtenção da Certificação nesta quarta, dia 25, confirmou a percepção correta. “Confiei na certificação porque confio na equipe, na qualidade dos técnicos e no comprometimento de todos, que foi mostrado durante todo o processo. Estamos todos de parabéns!”