População ganha Centro de Alta Tecnologia para tratamento oncológico

imagem de monitores_foto secom

Com a inauguração do Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno, agora em maio, no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina, a população paulistana passa a ter acesso a tratamento de alta complexidade, com implemento de robótica, especialidade inédita em rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com capacidade ambulatorial para atender 10 mil pacientes por mês, a unidade é gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que já é responsável pela gestão do hospital. A estrutura física do centro oncológico é composta por 115 leitos de internação clínica e cirurgia oncológica, 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de 23 consultórios.

Para oferecer o melhor serviço de medicina diagnóstica, o centro dispõe de dois equipamentos de tomografia, um de ressonância magnética, sete salas de intervenção por ultrassom, uma sala de histeroscopia, uma de cistoscopia, duas salas para endoscopia, colonoscopia e broncoscopia, entre outros espaços e equipamentos para exames. A capacidade de atendimento inclui a realização de mais de 8 mil exames radiológicos e 450 cirurgias mensais.

Os agendamentos serão organizados pelo complexo regulador via plataforma Siga/SMS, por meio das unidades de saúde e dos hospitais municipais. A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) tem a finalidade de regular a oferta assistencial disponível de acordo com as necessidades da população que utiliza o sistema público de saúde.

A melhoria da qualidade dos serviços de saúde na cidade tem apoio de soluções desenvolvidas pela Prodam para Secretaria Municipal da Saúde, como o Siga Saúde (Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde), que possibilita gerenciar os procedimentos em saúde ao cidadão, como consultas e exames médicos. Além do Busca Saúde, tecnologia que ajuda as pessoas a encontrarem todos os serviços de saúde municipal mais próximos do local de referência.

Com informações do Portal da Prefeitura